A menopausa é um processo
natural do organismo feminino e pode não precisar de tratamento. Mas caso os sintomas sejam muito incómodos, o tratamento da menopausa é feito para
melhorar a qualidade de vida da mulher.
Reposição hormonal
A terapia hormonal
(popularmente conhecida como reposição hormonal) é o tratamento mais efectivo
para as ondas de calor, trazendo uma redução de até 75% em sua frequência e de
87% em sua severidade. A reposição pode ser feita com estrógeno ou a combinação
de estrógeno e progesterona.
No entanto, alguns tipos
de terapia hormonal estão ligadas à diferentes complicações, como aumento do
risco de ter câncer de mama, câncer de cólon, doença cardiovascular e fraturas.
Por isso mesmo, todos esses fatores devem ser avaliados antes de se optar
seguir com esse tratamento.
A cada mil mulheres que
fazem reposição hormonal, 17 terão câncer de mama. Já as outras 983 restantes
continuam tendo o mesmo risco que tinham anteriormente de ter a doença.
O ideal é que a reposição
seja feita na chamada janela de oportunidade, que normalmente é entre as idades
de 50 a 59 anos e no máximo até 7 anos após o início dos sintomas da menopausa.
Essas condições tornam o tratamento mais seguro.
Além disso, a reposição só
deve ser feita após a paciente fazer todos os exames de rotina e o médico
verificar seu histórico de saúde. Isso o ajudará a perceber se há alguma
contraindicação e qual a melhor dose hormonal a ser aplicada.
O ideal é que mulher
continue fazendo o acompanhamento médico durante a reposição hormonal, até para
acompanhar melhor como está sua saúde. E assim que seus benefícios não forem
mais necessários, o tratamento deve ser parado.
Veja também:
Veja também:
- Conheça (7) sete causas que provocam a secura vaginal.
- Quais são os exames que toda mulher precisa e deve fazer
- Conheça os diferentes tipos de menstruação e o que elas significam à saúde
A reposição hormonal é
contraindicada em mulheres que:
- Já sofreram infarto
- Tenham algum grave comprometimento das
artérias coronárias
- Possuam doença no fígado que impeça
seu funcionamento
- Tenham tido ou ainda apresentem câncer
de mama ou no endométrio
- Possuam histórico de doença vascular
cerebral
- Estejam com um quadro de hipertensão não controlado.
Aplicação de estrogênio
Para aliviar o sintoma de
secura vaginal, muitos especialistas podem recomendar o uso de estrogênio
tópico, ou seja, em creme na própria área da vagina. Esse método é útil
principalmente em mulheres que apresentam atrofia vaginal, dor na relação
sexual e problemas uroginecológicos.
Medicamentos não hormonais
Para mulheres que não
podem recorrer a terapia hormonal, existem outras opções de medicamentos
conforme o sintoma apresentado. Para os sintomas como os fogachos, existem
medicamentos antidepressivos, hipno-sedativos, antidopaminérgicos, vasoativos
ou os que agem no eixo hipotalâmico hipofisário.

Eles são indicados
principalmente em casos que:
- A paciente não quer fazer terapia
hormonal
- Mulheres que apresentam efeitos
colaterais ou tem resposta insatisfatória à terapia hormonal
- Mulheres contraindicadas a fazer a
reposição de hormônios.
Terapias alternativas
Além das opções acima, as
terapias alternativas podem ajudar a mulher nessa fase. Veja algumas:
Fitoterapia O uso de
plantas medicinais e seus extratos pode ser útil nessa fase. Durante o
climatério, os fitoestrogênios são os mais indicados - substâncias naturais que
agem como os hormônios femininos. Os mais usados hoje são a soja, o trevo
vermelho e a cimicifuga. Além deles a valeriana e a melissa podem ser usadas
para os sintomas de sono e ansiedade. Mas o ideal é usá-los com orientação de
um especialista. Também é importante não ingeri-los perto das refeições, para
que eles sejam absorvidos corretamente.
Homeopatia Esse tipo de
medicina usa substâncias que se assemelham aos problemas e o tratamento é
individualizado para cada mulher. O especialista busca quais os principais
sintomas que incomodam a mulher nessa fase e aliam remédios homeopáticos que
podem ajudá-la. Existem medicamentos de ação importante neste período, como a
Sepia Succus, a Lachesis e o Natrum muriaticum, além dos extratos feitos de órgãos
como o Ooforinum e o Foliculinum, que fazem parcial substituição dos extratos
hormonais não mais produzidos pelo corpo feminino.
Acupuntura Essa técnica
milenar chinesa pode ajudar ao estimular diferentes pontos do corpo,
compreendendo um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de
locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes
metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para
prevenção de agravos e doenças. Os pontos a serem estimulados também variam
conforme os sintomas que cada mulher apresenta.
Veja também:

Veja também:
- Método natural para manter a vagina apertada - Conheça!
- O que as rugas podem dizer sobre a nossa alimentação. - Descubra.
- 5 questões que você precisa e deve perguntar ao seu ginecologista

Medicamentos para
Menopausa
Os medicamentos mais
usados para o tratamento da menopausa são:
- Acetoflux
- Depo-Provera
- Estriol
Somente um médico pode
dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem
correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu
médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem
consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito
maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Uma visão geral sobre o assunto:
O que é Menopausa?
Climatério é o período de
transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de
pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que
ocorre durante o climatério.
No climatério há uma
diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se
tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa
ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e
se estende até os 65 anos.
Sintomas
Durante a menopausa existe
a fase do climatério, em que uma série de sintomas comuns acometem a mulher.
Esse período recebe esse nome, pois um dos sintomas mais comuns é a sensação de
ondas de calor, conhecidas popularmente como fogacho. Ele afeta entre 60 e 80%
das mulheres.
Os fogachos podem ocorrer
em qualquer fase do climatério e se caracterizam como uma sensação súbita e
intensa de calor na pele, aparecendo principalmente no tronco superior, pescoço
e face. Há um aumento do sangue circulando nessas regiões, o que causa uma
vermelhidão da pele, e muitas vezes pode haver um aumento do suor produzido.
Algumas mulheres podem
apresentar também palpitações e sensação de desmaio. No entanto, a intensidade
dos sintomas varia de mulher para mulher.
Outros sintomas comuns
desse período são:
- Alterações menstruais (antes do
término completo)
- Coceira e secura vaginal, que pode
levar a dor na relação sexual
- Redução da libido
- Diminuição do tamanho dos seios e
perda de firmeza
- Sudorese noturna
- Problemas para dormir
- Mudanças de humor, com períodos de
ansiedade, irritabilidade e depressão, além da diminuição da auto-estima
- Ganho de peso e desaceleração do
metabolismo
- Pele seca e cabelos mais finos
- Diminuição da elasticidade da pele
- Dores de cabeça
- Aumento da porosidade dos ossos.
Nem toda mulher apresenta
todos esses sintomas. Seu aparecimento varia caso a caso e conforme a fase do
climatério.
Além disso, entre os
sintomas menos frequentes encontramos:
Calafrios;Diminuição da
memória;Fadiga;Incontinência urinária;Aparecimento de espinhas.
convivendo
(prognóstico)
Convivendo/ Prognóstico
Procure orientação no
serviço de saúde mais próximo de sua casa. Converse com seu médico. Além disso:
Procure orientação no
serviço de saúde mais próximo de sua casa. Converse com seu médico. Além disso,
- beba bastante água
- principalmente após exercícios físicos
- use roupas leves e procure ambiente
fresco e ventilado
- pratique exercícios leves
regularmente. Caminhada, natação e dança ajudam a
fortalecer os músculos
- evite fumo, álcool ou outras drogas
- faça refeições mais leves e mais
frequentemente
- tome sol.
Estas medidas vão
contribuir para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças como
câncer de mama, osteoporose, entre outras.O climatério e a menopausa não são
doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres e nem todas
apresentarão sintomas no decorrer desse período.
