Os primeiros sintomas ao ser contaminado com o vírus da SIDA incluem mal-estar geral, febre, tosse seca e dor de garganta, assemelhando-se muitas vezes com os sintomas de um resfriado comum, estes duram aproximadamente 14 dias, podendo surgir 3 a 6 semanas após a contaminação com o HIV.
Geralmente, a contaminação se dá através de um comportamento de risco, onde houve contato íntimo sem camisinha ou troca de agulhas, por exemplo. O teste para detectar o vírus deve ser feito de 40 a 60 dias após o comportamento de risco, pois antes desse período o exame pode não detectar a presença do vírus no sangue.
Principais sintomas do SIDA
Os principais sintomas do SIDA, só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, surgindo cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado. Assim, os sintomas podem ser:
- Febre persistente;
- Tosse seca prolongada e garganta arranhada;
- Suores noturnos;
- Inchaço dos gânglios linfáticos durante mais de 3 meses;
- Dor de cabeça e dificuldade de concentração;
- Dor nos músculos e nas articulações;
- Cansaço, fadiga e perda de energia;
- Rápida perda de peso;
- Candidíase oral ou genital que não passa;
- Diarreia por mais de 1 mês, náusea e vômitos;
- Manchas avermelhadas e pequenas bolinhas vermelhas ou feridas na pele.
Estes sintomas geralmente surgem quando o vírus do HIV está presente em grande quantidades no organismo e as células de defesa apresentam número muito baixos em comparação com um indivíduo adulto saudável. Além disso, nesta fase onde a doença apresenta sintomas, geralmente surgem doenças oportunistas como hepatite viral, tuberculose, pneumonia ou toxoplasmose, por exemplo, pois o sistema imunológico encontra-se fraco e debilitado.
Mas cerca de 2 semanas depois de ter entrado em contato com o vírus HIV a pessoa pode apresentar sintomas que passam desapercebidos, como febre baixa e mal-estar.
Como saber se posso estar com HIV
Para saber se está contaminado com o vírus HIV deve identificar se teve ou não algum comportamento de risco como relações sem preservativo ou partilhar seringas, devendo estar atento ao surgimento de sintomas como febre, mal estar geral, dor de garganta e tosse seca.
Após 40 a 60 dias do comportamento de risco, é recomendado realizar o exame de sangue para saber se tem HIV, voltando a repetir o teste após 3 e 6 meses novamente, pois mesmo que não manifeste sintomas pode ter sido contaminado com o vírus. Além disso, se ainda tem dúvidas sobre o que deve fazer em caso de suspeita de SIDA ou quando deve realizar o teste.
Como é o tratamento da SIDA
O SIDA é uma doença que não tem cura e por isso o seu tratamento tem que ser feito por toda vida, sendo o principal objetivo do tratamento o fortalecimento do sistema imune e o combate ao vírus, controlando e reduzindo a sua quantidade no sangue.
O ideal é começar o tratamento contra o HIV antes que a SIDA se manifeste. Este tratamento pode ser feito com um coquetel com diferentes remédios, como Efavirenz, Lamivudina e Viread que são fornecidos gratuitamente pelo governo, bem como todos os exames necessários para avaliar a progressão da doença e a carga viral.
Se queres saber mais sobre a doença, assista o vídeo: