O HPV no homem nem sempre apresenta sintomas mas quando as verrugas genitais estão presentes elas podem surgir no pênis ou escroto, por exemplo. No entanto a ausência destes sintomas não é suficiente para dizer que o homem não está com HPV porque, por vezes, a doença não apresenta sintomas que possam ser vistos à olho nu.
Assim como ocorre na mulher, o HPV no homem não tem uma cura definitiva porque nem sempre o vírus é eliminado do corpo. No entanto é possível controlar os sintomas da infecção através de tratamentos indicados por um clínico geral ou urologista.
Sintomas de HPV no homem
O principal sintoma de HPV no homem é o surgimento de verrugas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta, no entanto, os sintomas são raros e, por isso muitos homens não sabem que se encontram infectados com o vírus. Assim, a melhor forma de diagnóstico do HPV no homem é através de exames como a colposcopia, realizados pelo urologista, num consultório médico.
Apesar do homem não conseguir ver nenhuma verruga em sua região genital ele já é capaz de passar o vírus para outras pessoas durante o contato sexual.
Tratamento para HPV no homem
Quando existem sintomas é importante tratar o HPV porque este vírus pode favorecer o desenvolvimento do câncer de pênis, ânus e garganta. O tratamento do HPV pode ser feito com soluções indicadas pelo médico, durante aproximadamente 2 anos e geralmente inclui a aplicação de pomadas para HPV, como a Podofilina, receitadas pelo urologista.
No entanto, quando o homem descobre que possui o vírus HPV num exame de rotina o médico pode optar por não iniciar o tratamento porque algumas vezes o HPV cura-se sozinho, não necessitando de nenhum tratamento clínico, mas isso não acontece em todas as pessoas.
Vacina contra HPV no homem
A vacina contra HPV no homem, vendida comercialmente como Gardasil, protege contra o surgimento de verrugas genitais e câncer anal, devendo ser tomada por indivíduos com menos de 26 anos, mesmo que já tenham sido infectados com HPV, porque ela protege contra vários tipos dessa doença. A vacinação é especialmente indicada para homens que mantém relações sexuais com outros homens e em pacientes com HIV positivo, mas todos os homens podem tomar esta vacina.
Como o homem pega HPV
O homem pode pegar HPV através do contato pele a pele com uma pessoa infectada. Dessa forma é possível que a transmissão do HPV ocorra através das relações sexuais sem preservativo ou quando o preservativo não cobre a área que contém as verrugas. Por isso quando não é possível proteger a região afetada, o risco de transmissão é muito grande, devendo ser recomendada a abstinência sexual.