Além de serem conhecidos pela
longevidade, os japoneses estão entre os cidadãos mais magros do mundo. Entre a
população adulta, o índice de obesidade é de apenas 3,7%, considerado o mais
baixo dos países desenvolvidos. Conheça os hábitos alimentares que mantêm os
japoneses magros e que todos deveriam seguir:
Hábitos saudáveis dos japoneses
1. Os japoneses prezam pelo
equilíbrio na hora de montar seus pratos garantindo refeições de alto valor
nutricional. A dieta normalmente é baseada na combinação de vegetais, fontes de
fibras e antioxidantes que trazem saciedade, regularização do intestino e
proteção celular, arroz, rico em carboidratos que dão energia, além de peixes e
soja, proteínas de boa qualidade.
2. O cardápio dos japoneses
também é bastante variado, com preparações diversificadas, através de alimentos
cozidos, ensopados, refogados, fritos, no vapor e cru, além de quantidades
generosas e diferentes de frutas, legumes e verduras.
3. Culturalmente, adotam a
moderação com uma técnica chamada hara hachi bunme, que consiste em parar de
comer quando estiver 80% satisfeito e não até ficar com a barriga estufada. O
hábito ajuda a evitar exageros porque, segundo estudos, o cérebro demora cerca
de 20 minutos para registrar saciedade.
4. Os japoneses também comem
menos ao servir seus alimentos em pequenas porções, garantindo não somente
pratos visualmente mais harmoniosos, como também uma ingestão de comidas em
menores quantidades.
5. A hora da refeição é
encarada como uma verdadeira experiência alimentar: as refeições devem ser
coloridas e agradáveis para proporcionar um momento de prazer e não somente de
saciedade plena.
6. O Japão também é conhecido
por praticamente banir pães e apostar no arroz cozido no vapor, até mesmo no
café da manhã. Então, além das baixas taxas de obesidade, o país também
apresenta níveis reduzidos de problemas de saúde relacionados à farinha branca
e glúten, como alergias, por exemplo.
7. Apesar de criarem doces
visualmente deslumbrantes, os japoneses raramente consomem opções como bolos,
sorvetes e tortas como sobremesa. Depois das refeições, normalmente consomem
frutas frescas, reservando o açúcar apenas para ocasiões especiais.
