Você sente fome
constantemente? Saiba que esse é apenas um sintoma do elevado índice de açúcar
no sangue.
Há quem pensa que apenas os
diabéticos sofrem com a elevação de açúcar no sangue, mas isso é mito. Qualquer
pessoa pode sofrer com os sintomas provocados por alimentos muito doces. Então,
refrigerante, bombons, bolos e biscoitos recheados, por exemplo, devem ser
evitados por todos. Para que fique claro: dependendo do que se come, todos em
algum momento podem ter elevação do açúcar no sangue.
O problema está quando os
níveis de açúcar no sangue permanecem elevados por um longo período de tempo,
afinal isso pode causar problemas de saúde considerados graves.
Veja o que mais pode causar a elevação do açúcar no
sangue:
Uso de medicamentos químicos
Alguns problemas de saúde
Estresse
Falta de exercícios físicos
Estar com o nível de açúcar
elevado não significa necessariamente que você tem diabetes – este é apenas um
sintoma dela.
Sintomas que indicam a elevação do açúcar no sangue:
boca seca
aumento da sede
vontade de fazer xixi
frequentemente
fome constante
cansaço extremo
pele seca
coceira na pele
ganho de peso e excesso de
gordura abdominal
dificuldade de concentração
visão embaçada
infecções recorrentes
problemas de estômago
problemas de nervos
cicatrização lenta de feridas
e cortes
impotência sexual
Para diminuir os sintomas de
alto teor de açúcar no sangue, a recomendação é aumentar o consumo de alimentos
de baixo índice glicêmico. - Se você não for diabético, apenas isso pode ser o
bastante para resolver o problema.
Os alimentos com baixo são
digeridos e absorvidos lentamente.
maçã
cereja
pera
melão
kiwi
limão
laranja
cenoura
iogurte natural
kefir
brócolis
quinoa
grão-de-bico
brotos
batata-doce
cebola
feijão-branco
lentilha
nozes
castanha-do-pará
farinhas funcionais (coco,
banana verde, berinjela, maracujá, linhaça)
E a melancia?
É um caso especial que merece
explicação.
A melancia tem um índice
glicêmico elevado, mas uma carga glicêmica baixa. - Traduzindo: a glicose
proveniente da melancia é absorvida rapidamente, mas o total de glicose é
baixo. Isso significa que, numa dose moderada, a melancia não aumenta a
glicemia.
Nota: Este é um portal de notícias com dicas de saúde e bem-estar, ele não
substitui um especialista. Consulte sempre o seu médico.
