Um ótimo remédio caseiro para baixar a glicose sanguínea é a tintura de café, no entanto, algumas plantas medicinais, como a pata-de-vaca e o melão de São Caetano, também podem ser usados na forma de chá para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Porém, no caso da diabetes, é importante manter o tratamento recomendado pelo médico, devendo estes tratamentos naturais ser utilizados apenas como complemento.
Tintura de café
O café possui propriedades medicinais que diminuem naturalmente a taxa de glicose no sangue e, por isso, pode ser utilizado como forma complementar no tratamento da diabetes. O café também pode ser utilizado como forma de prevenção da diabetes tipo 2, mas, para alcançar este benefício, é necessário tomar de 3 a 4 xícaras de café sem açúcar por dia.
Ingredientes
- 10 gramas de café cru em grão
- 100 ml de álcool de cereais ou 100 ml de vodka a 40%
Modo de preparo
Coloque os grãos de café num pote de vidro escuro, como numa garrafa de cerveja, e acrescente o álcool de cereais ou a vodka e feche bem. Coloque dentro de um saco escuro, como o saco de pão, ou envolva o pote com um pano de prato e mantenha-o guardado dentro de um armário. Agite a tintura todos os dias e, depois de 5 dias, coe e utilize somente a parte líquida. Mantenha a tintura sempre muito bem fechada num ambiente escuro.
Tome 1 colher de chá desta tintura diluída num pouquinho de água sempre antes de ir se deitar.
Remédio caseiro com Melão-de-São-Caetano
O melão de São Caetano é um fruto com forte propriedade hipoglicemiante que é capaz de evitar o excesso de açúcar no sangue, funcionando como um regulador natural da glicemia. Para isso, o melão de São Caetano pode ser consumido na sua forma natural como fruta ou adicionado em sucos ou vitaminas, por exemplo.